Estudantes elaboram protótipos de abrigos temporários individuais para moradores de rua

14/07/2016 09:14

Segundo relatório da Comissão das Nações Unidas para Direitos Humanos (2014), estima-se que exista mais de 100 milhões de pessoas que não possuem moradia e por isso vivem nas ruas dos grandes centros metropolitanos em todo mundo. O número representa cerca de 1,5% da população mundial, mas ainda assim é muito elevado.

Relembrando um dos objetivos gerais da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (ONU), de “tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis,  a disciplina de Planejamento e Controle de Projetos e Construções (2016.1), ministrada pela professora Andréa Holz Pfützenreuter, instigou os estudantes a compreenderem as informações projetuais de um Abrigo Temporário Individual, com ênfase ao atendimento de moradores de rua, identificando os parâmetros de sustentabilidade, a tecnologia aplicada e o planejamento construtivo da unidade. Resultando na construção de um protótipo em escala real ou reduzida, com materiais que mantivessem a identidade do Abrigo Temporário estudado pelo grupo, sendo exposto no Dia Mundial da População, celebrado anualmente em 11 de julho.

Os protótipos, produzidos pelos alunos da UFSC Joinville, ficarão em exposição no hall do bloco E (Rua Dr. João Colin, 2700), até amanhã (15/07).

Abrigo individual