Professor da UFSC Joinville e Renault aprovam projeto de pesquisa no Programa Rota 2030

06/07/2020 15:32

 

O projeto “Sistema Inteligente de Aquisição e Análise de Dados para Controladores Automotivos”, proposto pelo professor Giovani Gracioli da UFSC Joinville, foi aprovado no Programa Rota 2030 – Mobilidade e Logística para o Futuro do Brasil, iniciativa do Governo Federal para desenvolver o setor automotivo. A proposta de Gracioli, que é professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Sistemas Eletrônicos e supervisor do Laboratório de Integração Software-Hardware – LISHA Joinville, foi classificada na segunda colocação do Eixo II – Condução Segura e Eficiente de Veículos.

O projeto aprovado tem como objetivo o desenvolvimento de um sistema inteligente para aquisição e análise de dados em tempo real de Unidades de Controle Eletrônicas (ECUs) de automóveis. As ECUs são responsáveis pelo controle de diversas funcionalidades do veículo, como motor, freios, assistência e segurança ao motorista. Antes de um novo veículo ser lançado, essas unidades passam por uma série de testes para verificar a integridade dos controladores. Com o sistema proposto, estes dados coletados das ECUs serão transmitidos em tempo real para um servidor e analisados usando técnicas de inteligência artificial (IA) para detectar anomalias, aumentado a confiabilidade perante a maioria dos sistemas atuais.

Entre os resultados do projeto, espera-se a nacionalização e redução do custo dos componentes eletrônicos para sistemas de aquisição de dados de ECUs, melhora na detecção de anomalias durante a fase de testes dos veículos e melhora na autonomia e segurança dos veículos, através de calibragens avançadas combinadas com algoritmos de Inteligência Artificial.

A montadora Renault também fará parte da elaboração do sistema com uma equipe formada por quatro engenheiros especializados no desenvolvimento de power train automotivo, calibragem de ECUs e testes de rodagem. A Renault irá disponibilizar ainda um veículo de testes que será doado para a UFSC para a execução das atividades do projeto e poderá ser aproveitado em disciplinas da graduação e pós-graduação, bem como em pesquisas realizadas por outros grupos do Centro Tecnológico de Joinville.

Outros  pesquisadores da UFSC também integram a equipe que submeteu a proposta: Anderson Spengler, do Departamento de Engenharia da Mobilidade – EMB, Antônio Augusto Fröhlich, do Departamento de Informática e Estatística – INE e Gustavo Medeiros de Araújo, do Departamento de Ciência da Informação – CED. Com o financiamento conquistado, serão contratados ainda quatro bolsistas de Iniciação Científica, quatro bolsistas de Mestrado e um de Doutorado.

O Programa Rota 2030, através da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa – FUNDEP, já lançou três chamadas públicas referentes à linha V – Biocombustíveis, Segurança Veicular e Propulsão Alternativa à Combustão. Ao todo, as chamadas irão aportar até R$ 29,8 milhões em 16 projetos de Institutos de Ciência e Tecnologia (ICT) em parceria com empresas e startups de todo o Brasil.  As propostas devem ter o intuito de promover o desenvolvimento da indústria nacional, oferecer menor custo ao consumidor, reduzir a emissão dos gases de efeito estufa e garantir a melhoria da segurança veicular.