PRAE seleciona alunos para o Prêmio Incentivo Cultural

17/11/2010 16:19

A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), na programação dos 50 anos da UFSC, está em processo de seleção para beneficiar três alunos através do Prêmio Incentivo Cultural. Os estudantes com bolsa-permanência participam automaticamente do processo. Os critérios de seleção serão considerados na seguinte ordem: matrícula em 2010/2, maior tempo de bolsa-permanência, menor índice socioeconômico, maior IAA e maior idade.

Após análise de uma comissão composta por representantes da PRAE, os alunos selecionados ganharão passagem, hospedagem e estada em cidades históricas do estado de Minas Gerais, como Ouro Preto, Mariana, Congonhas do Campo e São João del-Rei. O resultado será divulgado no dia 18 de dezembro, dia do aniversário da UFSC, no site da Pró-Reitoria (http://www.prae.ufsc.br/). Uma data será marcada para que a equipe da PRAE recepcione os alunos e entregue informações sobre as passagens aéreas, hospedagem e estada. A viagem deve acontecer entre os dias 21 e 24 de abril de 2011. “Poderíamos disponibilizar as passagens agora, mas resolvemos esperar o fim do semestre e as férias para que os alunos passem as festas com suas famílias. O primeiro feriado do próximo ano letivo é uma data mais adequada”, explica o diretor do Departamento de Integração Estudantil, Roberto Orofino.
O objetivo do prêmio tem relação com a Pró-Reitoria. “Queremos manter o aluno na universidade, evitar a evasão. A viagem é um incentivo para a permanência, uma forma de mostrar ao estudante o que a instituição faz para que ele complete a graduação”, explica Orofino. Por ser um estímulo à cultura, o prêmio funciona, ainda, como estratégia de combate às desigualdades sociais e regionais, conforme estabelece o Decreto 7.234 de 19/07/2010, que instituiu o Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES).

Mais informações podem ser obtidas através do telefone 3721-9419.

Por Murilo Bomfim/bolsista de jornalismo da Agecom