Equipe da UFSC Joinville disputa competição nos Estados Unidos

18/04/2018 13:52

Nesta terça-feira, 17/04, a Equipe de Eficiência Energética (Eficem) da UFSC Joinville embarcou para a Califórnia, Estados Unidos, onde competirá na Shell Eco-Marathon Américas entre os dias 19 e 22 de abril.

A competição será na Sonoma Raceway, Cidade de Sonoma e cerca de 99 times de 100 universidades de toda a América (Central, Norte e Sul) estarão competindo em até seis categorias: Gasolina, Combustíveis Alternativos, Diesel, Bateria Elétrica, Hidrogênio e CNG.

O objetivo da competição é fomentar a pesquisa energética e encontrar alternativas para solucionar o futuro da energia. O evento promove uma série de competições de protótipos de carros ultraeficientes, estimulando o debate sobre como a sociedade pode usar tecnologia, colaboração e pragmatismo na busca por soluções efetivas para a matriz energética mundial.

Para Eduardo Felipe Benczick, capitão da Equipe, as expectativas são grandes, pois é a quarta vez que estão indo para a competição nos Estados Unidos e, em 2017, conquistaram o primeiro lugar na etapa do Brasil, categoria bateria elétrica, com a marca 363.6 Km/Kwh. Ao todo, nove integrantes viajaram para a Califórnia com as despesas de viagem e bagagem pagas pela Shell.

Entre as equipes participantes, cinco são do brasileiras e duas da UFSC: Eficem, da Universidade Federal de Santa Catarina (Joinville); Pato a Jato, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná; e3, da Universidade Federal de Santa Catarina (Florianópolis); Mecmack, da Universidade Presbiteriana Mackenzie; e Milhagem UFMG, da Universidade Federal de Minas Gerais.

Histórico da equipe

A equipe foi formada em 2012, quando já disputou e ganhou do Discovery Turbo o prêmio de melhor projeto com o protótipo elétrico.

Em 2013 ganhou o prêmio de terceiro melhor projeto com o protótipo a gasolina na MUEE, que fez a marca de 119,6km/l.

No ano de 2014, a equipe iniciou seu trabalho com fibra de carbono, construindo o protótipo miliwatt, a combustão. Com monocoque de fibra de carbono, foi o primeiro chassis sem liga metálica. No ano seguinte, o protótipo Setta Energy foi construído, tendo sua primeira participação em competições internacionais, na Shell Eco-Marathon Américas, sendo o protótipo mais leve da competição com 24Kg.

Em 2016, participou da Shell Eco-Marathon Américas, conquistando o quinto lugar na competição, aprimorando o projeto, sendo o mais leve novamente com 22,5Kg.

Com a bagagem de todas as competições internacionais, o ano de 2017 rendeu grandes resultados para a Eficem. Na Shell Eco-Marathon Américas, em Abril, a equipe conquistou o terceiro lugar, com a marca de 175.9 m/kwh, sendo a melhor equipe da América Latina, que rendeu passaporte para os nove integrantes irem à Califórnia disputarem o prêmio.

Links:

Comunicação Institucional/UFSC Joinville