Aluna do curso Engenharia Aeroespacial recebe prêmio no XXVII CRICTE

18/08/2016 10:19

MArielle

No mês de Julho, Joinville sediou o XXVII CRICTE – Congresso Regional de Iniciação Científica e Tecnológica em Engenharia, evento que tem por objetivo dar oportunidade aos estudantes de toda a região sul de apresentarem trabalhos de iniciação científica e tecnológica em engenharia. Entre os 140 artigos enviados ao CRICTE, a graduanda da oitava fase de Engenharia Aeroespacial da UFSC Joinville, Marielle de Oliveira (à direita na foto), obteve a segunda melhor colocação com o trabalho: “PRODUCTION OF BACTERIAL CELLULOSE USING GLYCEROL AS CARBON SOURCE”.

A pesquisa foi desenvolvida no Laboratório de Polímeros e Materiais Compósitos do Centro Tecnológico de Joinville – UFSC, ao longo de doze meses. Marielle atuou no projeto como bolsista de iniciação científica e contou com a orientação dos professores Claudimir Carminatti e Derce Recouvreux e o apoio da também bolsista de iniciação científica, Letícia de Souza.

O estudo analisou a produção de celulose bacteriana utilizando glicerol como fonte de carbono uma vez que a fonte tradicional, a glicose, possui um custo elevado. A celulose bacteriana é um polímero com extensa aplicação devido a suas propriedades como biodegradabilidade, biocompatibilidade e alta capacidade de absorção de água, com aplicabilidade em indústrias, tais como alimentos, têxtil, biomédica e em áreas de engenharia que envolvem acústica e óptica. A partir dos resultados obtidos será possível reduzir os custos de produção da celulose bacteriana, o que permitirá o desenvolvimento de uma grande cadeia de aplicações desta em diversas áreas do nosso cotidiano.

Para a jovem pesquisadora, o trabalho foi uma grande oportunidade conhecer áreas diferentes dentro da engenharia e o prêmio mostrou que apesar da estrutura de pesquisa ainda inicial, o Campus da UFSC de Joinville possui diversos laboratórios gerando grandes resultados em suas áreas de atuação. Marielle acrescentou ainda que a bolsa de iniciação científica foi essencial para que ela se mantivesse na universidade ao longo do curso e que pretende continuar trabalhando com pesquisa após terminar a graduação.