UFSC na mídia: Expectativas do ensino superior para o Parque Tecnológico de Joinville
Dirigentes da UFSC e UDESC na cidade destacam a possibilidade de contribuições para a inovação de base tecnológica
O Ágora Tech Park surge em um momento muito apropriado, de retomada do crescimento econômico e de uma nova perspectiva na colaboração público-privada para a inovação, acredita a professora Cátia Regina Silva de Carvalho Pinto, Diretora do Centro Tecnológico da UFSC em Joinville, instalado em frente ao terreno do Parque Tecnológico. “A publicação do novo Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (Decreto 9.283, de 07/02/2018) amplia o escopo e aumenta a segurança jurídica neste tipo de parceria”, enfatiza.
Segundo Cátia, a proximidade física entre Ágora e UFSC expande as possibilidades de interação. “Além da possibilidade de disponibilizar espaços da universidade, como os laboratórios, para atividades de inovação, nos termos do novo Marco Legal, o parque estimulará a cultura empreendedora nos alunos da Universidade Federal, com uma fulgente possibilidade de criar e impulsionar suas Startups de base tecnológica.”
O diretor geral da UDESC Joinville, José Fernando Fragalli, também destaca a importância do Ágora para a inovação de base tecnológica em Joinville. “Este investimento do Perini Business Park já nasce com a perspectiva de uma boa colaboração da tríplice hélice – iniciativa privada, poder público e universidades.”
Na opinião de Fragalli, o papel de universidades como a UDESC é fomentar ideias de professores, pesquisadores e alunos para serem desenvolvidas neste ambiente. “Um ecossistema só se desenvolve se for um espaço onde os organismos atuam em sinergia de forma sustentável e cada uma das partes extrair das outras o que têm de melhor, gerando benefícios para todos”, resume.
Por Centro Perville Engenharia e Empreendimentos
Via G1 Santa Catarina.
30/05/2018 11h14.
Foto: Acervo Perville Engenharia e Empreendimentos