UFSC é cofundadora do Ágora Tech Park, novo parque tecnológico de Santa Catarina
A Universidade Federal de Santa Catarina é cofundadora do Instituto Ágora de Ciência e Tecnologia, uma entidade sem fins lucrativos, juntamente com Perini Business Park, ContaAzul, Pollux e TiFlux.
Em janeiro deste ano o estatuto foi assinado pelo reitor, Prof. Ubaldo César Baltazar, juntamente com o Diretor-Geral do Gabinete do Reitor da UFSC, Prof. Alvaro Lezana; o Presidente do Perini Business Park, Marcelo Hack; a Diretora da UFSC Joinville, Prof.ª Catia Regina Silva de Carvalho Pinto; e o Diretor de Operações do Perini Business Park, Emerson Edel. A UFSC faz parte do conselho administrativo e da direção técnica do Instituto.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2019/D/7/CZpTKqRBqVIx8KBFu49g/imagem-1-conteudo-agoratch-g1sc.jpg)
Ágora Tech Park é o novo parque tecnológico de Santa Catarina — Foto: Ágora Tech Park
Instituto na mídia: Ágora Tech Park é o novo parque tecnológico de Santa Catarina
Com investimento de R$ 120 milhões, o Grupo Perini constrói o Ágora Tech Park, o novo parque tecnológico de Santa Catarina. O empreendimento é uma realização da Perville Engenharia, dentro do Perini Business Park, em Joinville, norte do Estado catarinense, com investimento 100% privado.
Em um terreno com área total de 140 mil m², o Ágora Tech Park terá 73 mil m² de área construída e é formado pelas instalações do campus UFSC Joinville, que ocupa 13 mil m²; da Conta Azul, com 9 mil m²; e do Ágora Hub, com 6 mil m², centro de inovação que terá seu prédio inaugurado no próximo dia 28 de março.
A partir desta estrutura, o Ágora Tech Park se consolida como um parque tecnológico, onde a governança do ecossistema acontecerá por meio da atuação do Instituto Ágora de Ciência e Tecnologia. O acesso à informação e ao conhecimento será fomentado pela realização de eventos e pela promoção de network. A inovação acontecerá com o trabalho do coworking, das incubadoras, das aceleradoras e dos projetos de empresas estabelecidas.
Marcelo Hack, presidente do Perini Business Park, argumenta que o Ágora se constitui como um espaço ideal para open innovation, socialização de ideias e transferência tecnológica. Sua infraestrutura, que disponibiliza auditório, praça de alimentação, salas e espaços para pesquisa, é compartilhada e aberta para a comunidade. “O Ágora Tech Park já é um ambiente interativo, colaborativo e sustentável, idealizado para potencializar conexões entre atores do ecossistema de inovação e tecnologia”, ressalta Hack.
Para José Rizzo Hahn Filho, presidente da ABII, Associação Brasileira de Internet Industrial, entidade que transfere sua sede para o Ágora, é necessário fomentar um novo ecossistema que acelere o surgimento de empresas de base tecnológica, propicie uma real colaboração entre a academia e o setor privado e crie condições para que nossa indústria consiga se reinventar. “O Ágora é um passo arrojado e decisivo nesta direção e a ABII, fortemente inserida nesta causa, não poderia estar em outro lugar”, confirma Rizzo.
Carlos Henrique Ramos Fonseca, superintendente do Sebrae/SC, entidade que também tem seu espaço no Ágora Hub, destaca que Santa Catarina possui um ecossistema de inovação em ascensão, que já é reconhecido nacionalmente pelo desempenho das startups, porém, ainda há muito potencial de crescimento. “O Sebrae/SC acredita que a inauguração de um parque tecnológico como o Ágora, na maior cidade do Estado, será fundamental para potencializar as conexões entre os atores do ecossistema de inovação e tecnologia, proporcionando novos negócios e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Estado”, afirma o superintendente do Sebrae/SC.
Silvio Kotujansky, vice-presidente de mercado da ACATE, Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia, sustenta que o mundo inteiro enfrenta o desafio de inovar, mudar a cultura e ter, rapidamente, produtos e serviços diferenciados. “A ACATE terá um LinkLab no Ágora Tech Park, por onde iremos acelerar o caminho de inovação e desenvolver ferramentas que conectam o ecossistema. Com a inauguração do Ágora Tech Park, fortalecemos a rede de LinkLabs em Santa Catarina. Florianópolis, São José e Joinville – nesta parceria firmada com o Perini – trabalharão em rede e vão multiplicar, exponencialmente, as oportunidades”, enaltece Kotujansky.
Quem está no Ágora Hub
Com 6 mil m² de área construída, o Ágora Hub abre suas portas com praticamente 100% do seu espaço ocupado. Entre as empresas que já confirmaram presença no novo centro de inovação está a Salsaria e a Lapa Café, no segmento de alimentação; a rede de serviços terá a Martinelli Advogados, o Grupo Meta, a Stagio Propriedade Intelectual, a Santa Fé Seguros, a RHBrasil e a Escola Conquer. As associações e entidades são representadas pela ABII, Associação Brasileira de Internet Industrial, ABIMAQ, Associação Brasileira de Indústria de Máquinas e Equipamentos, Amcham Brasil, American Chamber of Commerce for Brazil e SEPIJ (Sindicado das Empresas de Processamento de Dados e Informática de Joinville. E entre as empresas ligadas à área de tecnologia estão a GreyLogix, Spin Exponential Business, Seed, Áxe Tecnologia, 3D Tech, Termica Solutions, Operand, AlltechLab, BFS Engenharia, Perfil Energia, Sebrae e Link Lab Acate.
Além disso, o coworking do Ágora será o responsável pela administração dos espaços de uso comum, como o auditório, as salas de treinamento e as salas de reunião, que estarão disponíveis para locações tanto internas quanto externas.
Fonte: Portal G1.