UFSC na mídia: UFSC busca informações com empresas e prepara ambiente de inovação no Litoral
Um projeto da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, começou a mapear esta semana quais são as vagas e as necessidades das empresas da região de Itajaí na área de tecnologia e inovação. O projeto, que recebeu o nome de Amfritec, fará a capacitação gratuita de jovens a partir dos 17 anos, voltada às demandas de mercado. Os temas a serem trabalhados podem ir desde e-commerce até linguagens de programação.
O Amfritec integra os passos para a ativação do Centro de Inovação de Itajaí, que deve ser entregue no segundo semestre. A coordenadora do projeto, professora Valéria Bennack, da UFSC Joinville, diz que a ideia é criar um “ecossistema” de inovação antes de começar o funcionamento do Centro. A ação vem reforçar a ideia de uma cultura da inovação na região, que tem projetos paralelos como o InovAmfri e o futuro Distrito de Inovação.
Além do trabalho com os jovens, o projeto prevê a capacitação de gestores para as empresas, nos mesmos moldes. Ainda este mês, também inicia a preparação de instrutores de informática que atuam nas escolas com crianças de 8 a 12 anos. Serão inseridas, nas 11 cidades da região, aulas de programação que incluem desafios de raciocínio e lógica.
Vocacionado
Todo o projeto é financiado pelo Ministério, que firmou acordo com a UFSC no ano passado. A universidade fará a ativação do Centro de Inovação de Itajaí. Univali, Sebrae e a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) também têm terão projetos no espaço, que será vocacionado para economia do mar, logística e saúde.
Jornalista: Dagmara Spautz – Diário Catarinense
Disponível no Portal NSC Total