Cursos de Engenharia do Campus Joinville Estrelados no Guia do Estudante 2017

12/09/2016 17:22

guia

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) teve 56 cursos classificados com estrelas pelo Guia do Estudante 2017, GE Profissões Vestibular 2017, da Editora Abril. Os resultados foram divulgados pela editora aos coordenadores de curso. O GE 2017 estará nas bancas a partir de 14 de outubro. Dos 56 cursos avaliados, 26 receberam a pontuação máxima de cinco estrelas (excelente), 23 conquistaram quatro estrelas (muito bom), e sete obtiveram três estrelas (bom). O Guia do Estudante dá o selo de avaliação do ano corrente (2016) para o vestibular do ano seguinte (2017).

No Campus Joinville, tivemos quatro cursos premiados com quatro e três estrelas: Engenharia de Transporte e Logística e Engenharia Mecatrônica receberam quatro estrelas e os cursos de Engenharia Aeroespacial e Engenharia Naval receberam três estrelas.

O reitor da UFSC, Luiz Carlos Cancellier de Olivo, disse que o resultado é a prova da excelência da UFSC na área de ensino de graduação, mas reflete também a qualidade de todas as atividades que a instituição desenvolve: “Quando observamos que praticamente 90% dos cursos são excelentes ou muito bons, do ponto de vista de avaliadores externos, fica evidente o compromisso que docentes, técnicos e estudantes têm com a Universidade. Seja na qualificação de nossos professores, de nossos técnicos, e na qualidade da nossa infraestrutura, estamos cada vez mais consolidando a UFSC como uma das melhores IES do país”, declara Cancellier.

O GE, que realiza o ranking das melhores universidades públicas e particulares desde 2006, é uma referência para estudantes do ensino médio escolherem sua instituição de ensino. Para participar da avaliação, o curso deve atender a quatro critérios: ter a titulação de bacharelado ou bacharelado e licenciatura; possuir uma turma formada há pelo menos um ano; ter uma ou mais turmas em andamento ou ainda funcionar no próximo processo seletivo; e ser um curso presencial. Aos cursos são atribuídos os seguintes conceitos: excelente (cinco estrelas), muito bom (quatro estrelas), bom (três estrelas), regular e ruim, além de “prefiro não opinar”. Cada consultor avalia geralmente 35 cursos, baseando-se no questionário respondido pelo coordenador do curso e no conhecimento daquela área de graduação. Mesmo que não se preencha o questionário, o curso passa por avaliação.