Retrospectiva 2019: Equipes de Competição da UFSC Joinville
A Universidade Federal de Santa Catarina chega ao final de mais um ano letivo e é o momento de refletir como foi esse ano, o que foi realizado, as falhas e os sucessos. Com isso em mente, um dos destaques da UFSC Joinville em 2019 foram as equipes de competição. Foi emocionante observar as conquistas desses dedicados alunos e seus orientadores.
Atualmente o campus conta com dez equipes ativas: Equipe Holandês Voador, Equipe Hidra, Equipe Infratec, Equipe Nisus, Equipe Baja CTJ UFSC, Equipe Fórmula CEM, Equipe Eficem, Equipe BOTCEM, Equipe Kosmos e Equipe Barco Solar Babitônga.
A equipe Infratec competiu no Desafio de Taludes da UFPR, no qual conquistou o 1º lugar da competição em que participaram 6 equipes. O desafio consistia em desenvolver um parâmetro de papel simbolizando a contenção de terra armada com a menor quantidade de papel, menor tempo e que suportasse a carga máxima. O protótipo da equipe suportou 400 kg. A Infratec conta com 27 integrantes e é orientada pelo professor Marcelo Heidemann.
A equipe Holandês Voador, que conta com 20 membros, participou do VII DUNA – Desafio Universitário de Nautidesing com duas embarcações, sendo uma veterana e outra estreante na competição. O Holandês Voador I ficou em 1º lugar na prova de corrida, 2º lugar na tomada de tempo, 3º lugar na prova de manobrabilidade e 4º lugar nas provas de Força e Bollard Pull, assim conquistou o 3º lugar geral na competição. O Holandês Voador II, em sua primeira competição ficou em 2º lugar na prova de corrida, 3º lugar nas provas de manobrabilidade (empatando com o Holandês Voador I) e de Força e 4º lugar na prova de Bollard Pull. Assim a embarcação estreante na competição conquistou o 4º lugar geral. A equipe estava competindo com outras 26 equipes de diversas universidades do Brasil e uma universidade do Peru. A equipe é orientada pelo professor Ricardo Aurélio Quinhões Pinto.
Além do Holandês Voador, a Equipe Hidra também participou do VII DUNA 2019 sob a orientação do professor Antônio Otaviano Dourado. A equipe formada por 10 membros ficou em 10º lugar geral e em 2º lugar em Projetos. Esse foi o terceiro ano que a equipe competiu.
A equipe Nisus Aerodesign participou da competição SAE Brasil AeroDesign que ocorre todo ano em São José dos Campos – SP. As equipes projetam aeronaves cargueiras rádio controladas para participar da classe regular da competição, com um limite de 20 kg o conjunto carga e avião, além de contar com outras restrições de pista e geometria do avião. Participam dessa competição 95 equipes, sendo 60 de diversas universidades do país na classe regular. A equipe tem 23 membros e é orientada pelo professor Filipe Dutra.
Da esquerda para a direita: Equipe Holandês Voador, Equipe Hydra e Equipe Nisus. Clique nas imagens para ampliar.
A equipe Baja CTJ UFSC em sua primeira participação na competição Baja SAE – Etapa Sul e concluiu todas as inspeções de segurança, estatísticas e dinâmicas, participou também de todos os eventos dinâmicos e na prova final, o enduro. Neste, o carro completou um total de 23 voltas, obtendo assim a 18ª colocação geral, resultado expressivo para uma equipe iniciante. A competição foi realizada em Caxias do Sul (RS) no período de 15 a 17 de novembro de 2019 e contou com a participação de 31 equipes. A BAJA CTJ UFSC é formada por 10 membros efetivos e tem como orientador o professor Modesto Hurtado Ferrer.
A equipe Fórmula CEM, também orientada pelo professor Modesto, participou da competição Fórmula SAE Brasil e obteve resultados expressivos nessa edição. Pela primeira vez em sua história, a equipe completou o enduro de resistência com o veículo à combustão e ainda conquistaram o primeiro lugar em eficiência energética.
A equipe Eficem ganhou em primeiro lugar na categoria off-track da competição Shell Eco-Marathon Brasil 2019. Essa categoria premiava a equipe que tivesse o protótipo com a melhor economia circular, reaproveitando e reciclando materiais dentro do próprio ciclo de fabricação do carro. Um dos diferenciais para ganhar esse prêmio foi o reaproveitamento do pó de fibra de carbono lixada para reforçar a estrutura do protótipo, algo inédito. Essa competição aconteceu no Rio de Janeiro no período de 16 a 20 de outubro. A equipe conta com 40 membros e é orientada pelo professor Diego Greff.
Da esquerda para a direita: Equipe Baja, Equipe Fórmula CEM e Equipe EFICEM. Clique nas imagens para ampliar.
Em setembro de 2019, a equipe Botcem participou da competição Winter Challenge, realizada na cidade de Concórdia (SC) nas seguintes categorias: Seguidor de linha pro, Mini sumo 500g autônomo e Futebol simulation 2D, alcançando, respectivamente, a 30ª, 17ª e 6ª posição. Em novembro a equipe também participou do 2º Summit de Robótica da Católica SC e, após 3 dias de competição, foram alcançadas a 8ª posição com o robô seguidor de linha pro e a 5ª posição com o sumô 500g autônomo.
A equipe Kosmos participou pela primeira vez do Latin American Space Challenge (LASC) em Agosto de 2019 e planejam participar novamente no próximo ano. Essa é uma competição de foguetes experimentais aberta para todos os países da América Latina. Nesse ano competiram 25 equipes de diversos países. A equipe conta com 19 membros e é orientada pelo professor Diogo Nardelli Siebert.
A equipe Barco Solar Babitônga não competiu esse ano, porém está em intensa preparação para o Desafio Solar Brasil que será realizado em Janeiro de 2020 na cidade de São Francisco do Sul (SC). A equipe conta 24 integrantes de diversos cursos e é orientada pelo professor Ricardo Aurélio Quinhões Pinto
Da esquerda para a direita: Equipe BOTCEM, Equipe Kosmos e Equipe Barco Solar Babitônga. Clique nas imagens para ampliar.
O ano foi repleto de emoções e conquistas. Assim, fica a torcida e o desejo que o ano de 2020 seja ainda mais favorável às nossas equipes e que muitas premiações tragam mais orgulho para a UFSC Joinville.
Comunicação Institucional UFSC Joinville.