Projeto da Equipe Kosmos é aprovado em edital de apoio a grupos de foguetes acadêmicos, da FUNCATE e AEB
A Kosmos, equipe de Foguetemodelismo formada por estudantes da UFSC Joinville, foi um dos grupos contemplados pelo Edital de Apoio aos Grupos de Foguetes Acadêmicos organizado pela FUNCATE (Fundação de apoio para projetos de pesquisa de ciência e tecnologia espacial) com recurso da Agência Espacial Brasileira (AEB).
Selecionada na categoria de Construção de Foguete Universitário com apogeu maior ou igual a 3 km, com tecnologia de propulsão sólida, a Kosmos receberá um recurso de R$ 10.000,00 para auxiliar na construção do foguete. O projeto foi desenvolvido pelo professor Diogo Nardelli Siebert, coordenador da equipe, pelo capitão da Kosmos, Vinicius Hanisch e demais membros do grupo.
O professor Nardelli destaca que a construção do foguete de 3km será um passo importante no crescimento da equipe, que atualmente já desenvolveu e lançou foguetes com apogeu de 1km: “Atualmente poucas equipes universitárias no Brasil conseguiram lançar com sucesso um foguete de 3km, logo o sucesso nessa empreitada colocará a Kosmos em grupo bastante seleto”.
A Kosmos foi fundada em 2013 por um grupo de estudantes que queriam aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, a partir da construção de foguetes. Os protótipos desenvolvidos participam de dois grandes eventos na área de foguetemodelismo: a LASC (Latin America Space Cup), e o Festival de Minifoguetes de Curitiba.
Para saber mais sobre a Kosmos e acompanhar o desenvolvimento deste novo foguete, acesse o site da equipe e o Instagram: @kosmosrocketry.
Comunicação Institucional – UFSC Joinville