Portal do Servidor – UFSC Joinville
  • Vestibular 2019.2: confira locais de prova e relação candidato/vaga

    O curso de Medicina do Campus Araranguá foi o mais procurado no Vestibular 2019.2 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com 5.151 inscritos para 60 vagas, totalizando uma concorrência de 85,85 candidatos por vaga. Apesar de ser o mais procurado, o curso não é o mais concorrido deste concurso, que terá 110 candidatos disputando uma única vaga para o curso de Licenciatura em Química, no Campus UFSC Florianópolis.

    Os dados são da relação candidatos/vaga na classificação geral, divulgados nesta terça-feira, 18 de junho, pela Comissão Permanente do Vestibular (Coperve). A Coperve divulgou também a confirmação definitiva de inscrições e locais de prova, além da relação candidato/vaga para os optantes de ações afirmativas.

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  • UFSC na mídia: Mais de 200 pesquisas estão sendo realizadas em Joinville pelas universidades públicas

    Somente neste ano, 247 pesquisas estão sendo realizadas em Joinville pelas duas universidades públicas locais – a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) – e pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

    De todas, 86 estão sendo feitas pela UFSC, 150 pela Udesc e 11 pelo IFSC. Em Joinville, as duas universidades concentram em seus campi cursos da área de exatas, vários de diferentes segmentos da engenharia, alinhados à atividade industrial da cidade. Já o IFSC oferece cursos de engenharias, alguns nas áreas da saúde e da educação.

    Das mais de 80 pesquisas que a UFSC de Joinville vem desenvolvendo, está a produção de cimentos mais sustentáveis, feitos a partir de materiais que possam gerar energia. Segundo Wagner Maurício Pachekoski, coordenador de pesquisa da UFSC Joinville, esse tipo de material pode ser usado, por exemplo, na iluminação de estradas, a partir da geração de energia do próprio asfalto.

    A instituição ainda faz pesquisas com motores elétricos menos poluentes, plásticos biodegradáveis, impressões em 3D, materiais de pavimentação com melhor absorção de água, estudos em plataformas de petróleo e carros elétricos.

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  • Processo Seletivo Simplificado – Vaga para Professor Substituto do Ensino Superior

    [Atualizado em 12/07/2019]

    Foi aberta 01 (uma) vaga para atuação como Professor Substituto do Ensino Superior no Departamento de Engenharias da Mobilidade do Centro Tecnológico de Joinville.

    Para mais informações, acesse:

    Edital nº 026/2019/DDP

    Portaria Normativa nº 154/2019/GR

    Programa de pontos

    Homologação das inscrições:

    Portaria nº 017/2019/EMB/CTJ

    Comissão examinadora:

    Portaria nº 018/2019/EMB/CTJ

    Cronograma

    Resultado final


  • UFSC suspende programas de mobilidade internacional após contingenciamento financeiro

    A Universidade Federal de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Relações Internacionais (Sinter/UFSC), emitiu comunicado nesta terça-feira, 11 de junho, com a informação de suspensão dos seguintes programas de mobilidade acadêmica internacional: Escala Docente, Grado, Posgrado e Gestores y Administradores da Associação de Universidades Grupo Montevideo (AUGM), e os Programas BRACOL e BRAMEX do Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras (GCUB), tanto na modalidade Outgoing quanto Incoming. A suspensão se deve em virtude do contingenciamento de gastos e bloqueio dos recursos financeiros por parte do governo federal, e será por tempo indeterminado.

    Também estão suspensas as viagens dos representantes de Núcleos Disciplinares e Comitês Acadêmicos. A Sinter informa, ainda, que, em face do exposto, não serão lançados editais para seleção de docentes, estudantes de graduação e pós-graduação e técnicos administrativos para 2020 pelos referidos programas. Dessa forma, orienta aos professores que não assinem cartas-convite, formulários de inscrição, contratos de estudos ou qualquer outro documento que envolvam atividades relacionadas aos Programas para 2019.2 e posterior.

    Em caso de dúvidas, a Sinter solicita que seja consultada antes de qualquer ação. A medida é preventiva e segue a recomendação da Administração Central. Tão logo a situação econômica se normalize, todos os Programas serão retomados e os envolvidos serão comunicados.

    Mais informações na página da Secretaria de Relações Internacionais (SINTER).

    Leia aqui a nota na íntegra.

    Via Notícias da UFSC.


  • UFSC conquista, pela segunda vez, primeiro lugar no Torneio de Derivadas Interinstituições

    O estudante do curso de Engenharia Aeroespacial da UFSC Joinville, Filipi Kunz, conquistou a primeira colocação no III Torneio de Derivadas Interinstituições, trazendo a segunda vitória da instituição na competição. Realizado no sábado, dia 8 de junho, em Itajaí, o torneio reuniu 24 estudantes pré-selecionados de seis universidades da região, a Católica de SC, PUC, UFSC-Joinville, UTFPR, UEPG e UNIVALI.  O evento tem como objetivo principal promover a troca de experiências e conhecimento a respeito do assunto de derivadas de funções, ferramenta essencial para os cursos de Engenharia.

    Representando a UFSC, também estiveram presentes os estudantes Adolfo Steiner da Silva, Lillian Rodrigues e Sarah Aguiar, todos participantes do projeto de extensão da UFSC, Maratona de Cálculo.

    Para mais informações, acesse o site oficial do projeto e as páginas no Instagram e Facebook.

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  • UFSC Joinville participa do Projeto Rota dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

    Na primeira semana de Junho, ocorreram, em Joinville, ações em torno dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas, ONU.

    A ONU definiu os ODS como parte de uma nova agenda de desenvolvimento sustentável que deve finalizar o trabalho dos Objetivos de Desenvolvimento Mundial (ODM) e não deixar ninguém para trás. Essa agenda, lançada em setembro de 2015 durante a Cúpula de Desenvolvimento Sustentável, foi discutida na Assembleia Geral da ONU, onde os Estados-membros e a sociedade civil negociaram suas contribuições.

    O processo rumo à agenda de desenvolvimento pós-2015 foi liderado pelos Estados-membros com a participação dos principais grupos e partes interessadas da sociedade civil. A agenda reflete os novos desafios de desenvolvimento e está ligada ao resultado da Rio+20 – a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável – que foi realizada em junho de 2012 no Rio de Janeiro, Brasil.

    O Projeto Rota dos ODS é realizado pela NTICS Projetos e é patrocinado pela Whirlpool Corporation e busca promover o conhecimento dos Objetivos e as Metas da ONU. Um caminhão “Conhecendo os ODS”, idealizados com este propósito, passará pelas cidades de Joinville (SC), Rio Claro (SP) e Manaus (AM), desenvolvendo um circuito de atividades com as temáticas ODS.
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  • Estudantes de mestrado visitam empresa em Jaraguá do Sul

    Nesta sexta-feira, 07/06, os estudantes da UFSC Joinville, juntamente com o Prof. Pedro Paulo de Andrade Júnior da disciplina de Gerenciamento de Inovação Tecnológica, do Curso de Pós-Graduação em Engenharia de Ciências Mecânicas (Pós-ECm) UFSC Joinville visitaram a empresa WEG, no departamento de Pesquisa e Inovação Tecnológica da WEG Motores, a fim de conhecer a estrutura organizacional, sua visão para inovação tecnológica e como a gestão de inovação interage com universidades e startups.

    O grupo foi recebido pelos mestrandos Alcides Fediuk Junior, Rafael Fernando Junckes e Ricardo Felipe Junckes. A apresentação ficou por conta do coordenador do departamento, Hugo Gustavo Gomez Mello, que explicou as etapas, comissões e procedimentos que a WEG utiliza para a inovação em seus produtos. No decorrer da apresentação o coordenador de gestão da inovação, Matheus André Campregher, deu continuidade com os assuntos de patentes, startups e indústria 4.0. No decorrer da conversa, os acadêmicos contribuíram com a apresentação ao tirarem suas dúvidas sobre o tema abordado.

    Após o bate-papo, os estudantes da UFSC Joinville realizaram uma visita pelos laboratórios de pesquisa e Inovação da WEG. Conduzidos por Hugo Gustavo Gomez Mello, conheceram os laboratórios de Vibrações, Rolamento, Fluído-Termo-Acústica, Controle e Instrumentação, Ensaios de Motores Elétricos, Materiais Elétricos e Magnéticos, Alta Tensão, Materiais Isolantes, Ensaios Mecânicos e Laboratório Químico.

    O departamento de Pesquisa e Inovação Tecnológica WEG é composto por 11 grupos de competência, sendo eles, Grupo de Materiais Elétricos e Magnéticos, Grupo de Sistemas Isolantes, Grupo de Materiais Poliméricos, Grupo de Variação de Velocidade, Grupo de Mancais, Grupo de Fluido-Termo-Acústica, Grupo de Análise Estrutural, Grupo de Vibrações, Grupo de Análise Eletromagnética, Grupo de Ensaios Especiais, Grupo de Gestão da Inovação.


  • Ansiedade, dificuldades e superação: estudantes encontram na universidade apoio para seguir em frente

    Foram quatro anos dedicados a transpor a primeira etapa para a realização do sonho de graduar-se em Farmácia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Durante esse período, e mesmo depois, quando já havia ingressado no curso e na instituição pretendida por meio de Ampla Concorrência, Cynthia de Pádua da Silva enfrentou dificuldades financeiras e de saúde. Com muita determinação e apoio, superou-as, uma por uma, e hoje já se encontra na última fase do curso, a pouco de fazer do sonho, uma realidade.

    Durante a infância e parte da juventude, a situação financeira familiar de Cynthia permitiu-lhe estudar em colégios particulares. O Relatório Executivo da V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos Graduandos das IFEs, edição de 2018, que identificou um universo de mais de 1,2 milhão de estudantes de 65 IFEs, sendo 63 universidades e dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), constatou, a partir da resposta de 424.128 estudantes, um perfil distinto: 64,1% dos respondentes tinham realizado o Ensino Médio em escolas públicas, enquanto 35,9% frequentaram escolas particulares.

    Mas o quadro de certa estabilidade financeira se transformou a partir da conclusão de Cynthia no Ensino Médio, quando precisou trabalhar para custear seus estudos de preparação para o Vestibular da UFSC. A partir de então, não parou mais, e atua desde o segundo semestre da graduação como bolsista na universidade. Nos períodos mais críticos, contou com o Programa de Assistência Estudantil da UFSC para isenção do valor de alimentação do Restaurante Universitário (RU), atualmente ao custo de R$ 1,50. “Precisei da ajuda da UFSC para comer no RU, porque eu não tinha dinheiro para pegar ônibus, minha mãe também não tinha. Eu dava quase toda a minha bolsa para ela para ajudar a pagar as contas em casa”.

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  • Perfil do Graduando UFSC: universidade é espaço de inclusão, diversidade e acesso à cultura

    Lucas Vinício Stank da Silva

    Lucas Vinício Stank da Silva e Fernando de Almeida são estudantes no curso de Jornalismo da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ambos ingressaram no ensino superior por meio da Política de Ações Afirmativas, o primeiro pela cota Escola Pública/Deficiente e o segundo na de Escola Pública/Pretos, Pardos ou Indígenas (PPI). Os dois escolheram o curso de maneira estratégica: pretendem dar voz e visibilidade a um público normalmente esquecido e negligenciado pela mídia brasileira.

    telejornal Conexão UFSC de 21 de março de 2019 foi, pela primeira vez na história da universidade, apresentado por uma pessoa com necessidade especial. Com foco na acessibilidade na praça do bairro Carianos, em Florianópolis, Lucas assumiu a cadeira de apresentador junto com Ana Luiza Pedroso. “Eu sou duplamente uma minoria, uma porque sou cadeirante e duas porque vim de escola pública. É muito importante eu estar neste espaço porque posso trazer essas duas perspectivas que, sinto, estarem em falta no jornalismo”.

    Fernando de Almeida

    Os dados divulgados na V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos Graduandos das IFEs, edição de 2018, apontam que 36% dos graduandos que entraram na UFSC em 2018 foram por meio de ações afirmativas. A pesquisa identificou um universo de mais de 1,2 milhão de estudantes de 65 IFEs, sendo 63 universidades e dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), e contou com 424.128 respondentes, sendo que da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) participaram 34.205 graduandos, o que representou 2,8% do total de respondentes.

    Dos 12.302 que ingressaram por cotas, 3.010 são Preto/Pardo/Indígena e 89 por Deficiência, esta última implantada na UFSC no Vestibular 2019.

    Na UFSC, dos estudantes que declararam possuir alguma deficiência (4,8%), a maioria se concentra na de baixa visão/visão subnormal (983), seguido de Auditiva (188), Deficiência Física (184), Altas Habilidades/Superdotação (160), Deficiência Intelectual (91), Transtorno Global do Desenvolvimento (87), Surdez (43) e Cegueira (16). Para Stank, entrar na universidade é uma maneira de representar a comunidade de pessoas com necessidades especiais. “Isso é muito importante porque estou abrindo portas, estou encorajando muita gente. É difícil, exige muita motivação, mas serviu para mostrar as outras pessoas que elas também podem estar aqui”.

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  • Trabalho, estudo, deslocamento: perfil do graduando UFSC aponta uma rotina intensa

    A rotina de Edson da Costa Gularte, estudante de Pedagogia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é intensa. Associar estudos, trabalho e deslocamento até o Campus Trindade não é fácil, mas ele faz com maestria. Edson é o primeiro da família a ingressar no ensino superior. Teve acesso à UFSC por meio da ação afirmativa Escola Pública/Baixa Renda, além de trabalhar e estudar, fatores que estão mudando o perfil de estudantes nas universidades públicas federais brasileiras.

    Essa realidade é apresentada no Relatório Executivo da V Pesquisa Nacional de Perfil Socioeconômico e Cultural dos Graduandos das IFEs, edição de 2018, que identificou um universo de mais de 1,2 milhão de estudantes de 65 IFEs, sendo 63 universidades e dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), e contou com 424.128 respondentes, sendo que da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) participaram 34.205 graduandos, o que representou 2,8% do total de respondentes.

    Segundo os organizadores do estudo nacional, “não é pequeno o significado social e simbólico no seio familiar do ingresso pioneiro de filhos e filhas nas instituições federais de ensino superior com potencial de, inclusive, imantar, num ciclo mais amplo de relações sociais e familiares, o desejo de construir mesma trajetória e almejar semelhantes objetivos”.

    Para chegar à UFSC, Edson utiliza transporte coletivo. Ele sai de Paulo Lopes e enfrenta uma jornada de três horas diárias. “A minha rotina é, basicamente, passar todo o dia na UFSC. Eu saio de casa às 11h20 e retorno às 23h30, tenho todo esse trajeto no ônibus”.

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