Equipes da UFSC trabalham de maneira ininterrupta durante o feriado para restabelecer sistemas de TI

13/06/2023 11:20

As equipes da Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (SeTIC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) trabalharam em plantão de cerca de 100 horas para restabelecer os sistemas de tecnologia da informação da Universidade entre quarta-feira, 7 de junho, e o sábado, dia 10. Todo o datacenter da UFSC foi reiniciado após uma falha do grupo gerador, que necessitou de reparos durante o feriado. Os sistemas voltaram ao funcionamento normal a partir deste domingo, pela manhã.

“Foi um evento atípico, que extrapolou as estruturas planejadas de garantia de integridade na infraestrutura de TI da UFSC”, explica o superintendente da SeTIC, Bruno Amattos. “Nossas equipes têm protocolos para esse tipo de acontecimento e são preparadas para essas eventualidades”, garantiu.

A infraestrutura de datacenter da SeTIC é composta essencialmente por: Fornecimento de Energia (Energia Comercial e Grupo Gerador), Servidores Físicos (Computadores especializados) e Sistemas Computacionais, o que engloba toda a parte lógica de sistemas e serviços de TIC.

O defeito no grupo gerador da SeTIC foi identificado durante uma manutenção preventiva, realizada na tarde da última quarta-feira, 7 de junho. Houve um travamento de chave elétrica e o técnico da empresa, responsável pela manutenção, identificou a necessidade de troca da peça. Até a chegada da peça, que possibilitaria o conserto, o gerador funcionou por cerca de 30 horas, mantendo os sistemas operacionais, com as equipes de plantão, caso alguma eventualidade ocorresse.

A SeTIC manteve o gerador de energia funcionando, no entanto, feita a troca da peça, no momento de ligar novamente a energia elétrica, o gerador teve uma pane e travou na manhã de quinta-feira, 8 de junho. Foi possível restabelecer o funcionamento do gerador e ligar a energia elétrica após cerca de uma hora, tempo em que todos os sistemas da UFSC já não estavam mais operando.

“Fizemos uma escolha, a equipe decidiu restaurar o datacenter somente após toda a manutenção elétrica estar finalizada, o que ocorreu apenas na quinta-feira 8 de junho por volta de 23h. Com os sistemas elétricos e de servidores em pleno funcionamento e de forma segura, passamos ao religamento dos sistemas e serviços. A infraestrutura da UFSC é complexa, com muitos sistemas dependentes desse datacenter, por isso o processo de religamento dos equipamentos ocorreu de quinta-feira à noite até o sábado pela manhã”, relata o superintendente.

Medidas

A Agência de Comunicação (Agecom) da UFSC informou, por meio das redes sociais, sobre o incidente na quinta-feira, e após essa divulgação alguns boatos surgiram. Contudo, Bruno Amattos garante que não houve incêndio, nem queda de energia, muito menos um ataque hacker.

Segundo o superintendente da SeTIC, todos os sistemas devem estar funcionando normalmente, mas a comunidade universitária pode comunicar qualquer indisponibilidade por meio do Canal de Atendimento da SeTIC no Chat UFSC. Ele recomenda, ainda, que as questões relativas às consequências do período de indisponibilidade dos sistemas sejam tratadas diretamente com os setores responsáveis (prazos de envio de trabalhos e provas via Moodle, por exemplo).

“O que ocorreu foi realmente algo raro, mas extrapolou todos os níveis de contingência que a SeTIC possui. Temos um projeto de um novo datacenter em andamento, estamos no momento em negociação para o espaço físico ideal para essa reforma”, explica o gestor. Mesmo diante das restrições orçamentárias, a UFSC, através da SeTIC, fez investimentos importantes na aquisição de servidores.“Realizamos um investimento grande em servidores físicos e além da reforma no datacenter iremos integrá-los em uma infraestrutura mais resiliente para garantir a segurança dos nossos sistemas para que um evento assim, não volte a acontecer”, conclui.

Mayra Cajueiro Warren / jornalista da Agecom / UFSC