Sistemas Moodle da UFSC passam por atualização e ficarão indisponíveis temporariamente

08/01/2024 08:44

A Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (SeTIC) fará alterações e atualizações aos sistemas Moodle UFSC – Apoio aos Cursos Presenciais e ao Moodle Grupos a partir da próxima semana. O sistema Moodle Grupos será atualizado no dia 8 de janeiro e ficará indisponível durante o procedimento. Em seguida, o sistema Moodle UFSC – Apoio aos Cursos Presenciais também será atualizado e ficará indisponível entre os dias 8 e 19 de janeiro.

De acordo com a SeTIC, o objetivo é oferecer uma nova instalação do sistema mais leve e rápida, otimizando recursos de acesso e armazenamento de dados da infraestrutura da UFSC. A Superintendência esclarece que o processo de preparação para a atualização de versão, efetuado ao longo do ano de 2023, é complexo pois implica em migração de bibliotecas de plugins, banco de dados, sistema operacional, integrações com os demais sistemas acadêmicos da Universidade e os ajustes de configuração da nova versão. Ressalta, ainda, que o período escolhido para essa atualização justifica-se por ser um momento de menor utilização do sistema pela comunidade universitária, causando menor impacto nas atividades de Ensino em caso de possíveis indisponibilidades e necessidades de ajustes causados pela atualização.

Após as atualizações, o Moodle UFSC – Apoio aos Cursos Presenciais deverá ser acessado em novo endereço: presencial.moodle.ufsc.br. A nova instalação irá conter apenas as turmas de 2024/1, sem conteúdo neste momento. O conteúdo das turmas de anos anteriores ou que já tenha sido preparado para o semestre 2024/1 no sistema antigo precisará ser copiado para o novo sistema pelo docente responsável segundo orientações da SeTIC.

Conteúdos anteriores

O conteúdo das turmas e disciplinas do semestre 2024/1 e dos semestres anteriores está disponível em moodle.ufsc.br, acessível nesse endereço até 7 de janeiro. Durante as atualizações entre 8 e 19 de janeiro o sistema terá seu conteúdo migrado, congelado e configurado para acesso apenas em modo leitura. Após 20 de janeiro, esse conteúdo estará acessível no endereço legado.moodle.ufsc.br.

Caso seja necessário copiar os conteúdos das turmas de 2024/1 e dos semestres anteriores na nova versão do Moodle UFSC, a SeTIC preparou orientações em formato de pergunta e resposta. A Superintendência informa que também fará atualização do sistema Moodle em sua versão “legado”, portanto é possível que haja eventuais perdas de configuração.

A SeTIC está à disposição para esclarecimentos e sugere que, em caso de dúvidas, seja consultada a seção de Suporte a Usuários do Moodle UFSC.